Chico Buarque e Edu Lobo figuram em disco da cantora italiana Barbara Casini com músicas de Novelli | Blog do Mauro Ferreira


Djair de Barros e Silva – o compositor e multi-instrumentista conhecido no meio musical pelo nome artístico de Novelli – nasceu em Pernambuco há 74 anos.

A origem geográfica do artista soa como acidente de percurso, já que a alma musical de Novelli é mineira e carioca. Tanto que ele é um dos sócios do Clube da Esquina, movimento pop das Geraes que agregou músicos e compositores no início dos anos 1970 sob a liderança informal de Milton Nascimento.

O repertório autoral construído por Novelli dentro e fora do Clube da Esquina está sendo revisitado pela cantora italiana Barbara Casini em disco em tributo ao artista.

Gravado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) neste mês de março de 2019, o álbum reúne nomes como Chico Buarque, Danilo Caymmi, Edu Lobo, Ilessi, Joyce Moreno e Nelson Angelo.

Toninho Horta, Novelli e Danilo Caymmi em estúdio na gravação do disco de Barbara Casini — Foto: Reprodução / Facebook Barbara CasiniToninho Horta, Novelli e Danilo Caymmi em estúdio na gravação do disco de Barbara Casini — Foto: Reprodução / Facebook Barbara Casini

Toninho Horta, Novelli e Danilo Caymmi em estúdio na gravação do disco de Barbara Casini — Foto: Reprodução / Facebook Barbara Casini

O violonista Toninho Horta foi presença recorrente nas gravações, testemunhadas pelo próprio Novelli. O repertório inclui muitas músicas lançadas em discos das décadas de 1970 e 1980.

Chico Buarque gravou a participação no disco com o toque do violão de Luiz Claudio Ramos, habitual diretor musical do cantor (visto à esquerda na foto ao alto que mostra Chico com Horta, Casini e Novelli).

Intérprete original de Laranja azeda (Novelli e Cacaso, 1980), música revivida por Casini no disco, Edu Lobo enobrece Reis e rainhas do maracatu, parceria de Novelli com Milton Nascimento, Nelson Angelo e Fran lançada por Simone no álbum Face a face (1977).

O próprio Nelson Angelo figura em Triste baía da Guanabara, parceria de Novelli com Cacaso (1944 – 1987) lançada por Djavan no álbum Alumbramento (1980).

 — Foto: Editoria de Arte / G1 — Foto: Editoria de Arte / G1

— Foto: Editoria de Arte / G1



Fonte: G1