Está precisando de mais horas no dia?


Fernando Mantovani

Sua Carreira, Sua Gestão

Às vezes, na correria do dia a dia, sem nos darmos conta, nos deixamos levar por pequenos “ladrões do tempo”.  

access_time

15 fev 2019, 10h03

Se você costuma terminar os dias de trabalho sem concluir as pendências que planejou ou vive com a sensação de que precisaria de mais horas diárias para dar conta de todas as tarefas, talvez seja o momento de repensar sua organização. Às vezes, na correria do dia a dia, sem nos darmos conta, nos deixamos levar por pequenos “ladrões do tempo”. 

Para te ajudar a manter a produtividade, compartilho cinco sugestões para que você incorpore à sua rotina. Veja se consegue se adaptar a elas e depois me conte como foi a experiência. 

  1. Delegue sempre que possível! Esse é um ótimo exercício para aliviar a carga de trabalho, enquanto você testa e desenvolve as habilidades de outros profissionais. Bons líderes fazem isso com frequência.
  2. Diga não quando for necessário! Nem sempre é promovido aquele profissional que abraça todas as atividades que chegam à mesa. O mercado, na verdade, aprecia os que cumprem com o prometido e entregam além, mas sempre prezando pela qualidade. O não nem sempre é uma negativa. Pode ser apenas o princípio de uma negociação sobre prazos.
  3. Controle o desperdício de tempo! Aqui eu refiro-me àquelas conversas no corredor com colegas, ao cafezinho que se estende, ao hábito de resolver todos os problemas pessoais no horário do expediente e à frenética consulta a e-mails, redes sociais ou mensagens do celular.
  4. Convoque reuniões apenas quando necessário! Uma vez ouvi que o sucesso da empresa é inversamente proporcional ao número de reuniões que ela convoca. Esses encontros, quando necessários, devem ter uma pauta e um limite de tempo, além de ter como base conversas claras e objetivas.
  5. Cuide da organização da sua mesa e do computador – Deixe sobre a mesa apenas o material que utiliza, crie um fluxo de destino aos papéis que chegam e mantenha o hábito de organizar os documentos eletrônicos.

Espero que essas orientações te ajudem. Se quiser saber mais sobre carreira, gestão e mercado de trabalho veja outros artigos meus aqui nessa coluna ou visite o site e o blog da Robert Half.

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half





Fonte: Exame