Joia de Maria Antonieta é arrematada por 36 milhões de dólares em leilão

Retrato de Maria Antonieta (1783)


Itens que pertenceram à coroa francesa na época da Revolução causaram frenesi em compradores durante leilão em Genebra

Por
AFP

access_time

15 nov 2018, 10h14 – Publicado em 15 nov 2018, 10h10

Um pingente de pérolas e diamantes que pertenceu a Maria Antonieta, rainha da França decapitada pela Revolução Francesa, foi arrematado nesta quarta-feira, 14, por 36 milhões de dólares (cerca de 136 milhões de reais), em leilão da casa Sotheby’s, em Genebra.

O preço inicial do pingente único era estimado em 2 milhões de dólares.

Modelo exibe pingente de diamante que pertenceu à Maria Antonieta, e está sendo leiloada pela casa de leilões Sotheby's - 12/06/2018 Modelo exibe pingente de diamante que pertenceu à Maria Antonieta, e está sendo leiloada pela casa de leilões Sotheby’s – 12/06/2018

Modelo exibe pingente de diamante que pertenceu à Maria Antonieta, e está sendo leiloada pela casa de leilões Sotheby’s – 12/06/2018 (Michael Bowles/Sotheby’s/Getty Images)

O leilão aconteceu em um hotel luxuoso às margens do lago de Genebra, e foi palco de uma disputa febril por uma coleção de dez peças da família Bourbon Parma. O lote contava com joias fora de circulação há mais de dois séculos, que pertenceram ao Rei Carlos X, aos Arquiduques da Áustria e aos duques de Parma.

As dez peças, com valores iniciais estimados em um total de 3 milhões de dólares, acabaram sendo vendidas por um total de quase 43 milhões de dólares, disse a Sotheby’s. Um broche de diamantes avaliado em 80.000 dólares, por exemplo, foi arrematado por 1,75 milhão de dólares.

A peça de maior destaque do lote era o pingente de diamantes com uma pérola natural em forma de pera de tamanho excepcional, 26 mm x 18 mm, que a Sotheby’s disse ter sido arrematado por um comprador anônimo, sem dar maiores detalhes.

Entre os pertencer de Maria Antonieta que foram a leilão, estava também um anel com diamantes com uma mecha do cabelo da rainha.

Anel de diamantes com uma mecha do cabelo de Maria Antonieta

Anel de diamantes com uma mecha do cabelo de Maria Antonieta (Sothebys/Reprodução)





Fonte: Veja