Partido de Erdogan quer recontagem de todos os votos em Istambul


No último domingo, partido do presidente perdeu para o da oposição na eleição municipal

O partido do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou neste domingo (7) que vai pedir a recontagem ou a anulação de todos os votos da recente eleição municipal em Istambul, na qual seu candidato perdeu para o da oposição.

Erdogan sofreu um revés inesperado nas eleições municipais do domingo passado. A oposição venceu em Ancara e Istambul, as duas grandes cidades do país, onde seu Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) e seus antecessores islamitas governava há 25 anos.

O vice-presidente do AKP, Ali Ihsan Yavuz, disse neste domingo que será pedido ao Alto Comitê Eleitoral (YSK) que se contem de novo todos os votos nos 39 distritos de Istambul.

Mas à noite disse que a solicitação de recontagem afeta finalmente 38 distritos da cidade e que no restante, Büyükçekmece, querem a anulação total da eleição.

Embora o AKP tenha denunciado “irregularidades flagrantes” no dia seguinte ao pleito, Yavuz foi mais longe neste domingo, argumentando que houve “abusos organizados, algo que vai além do simples erro individual”. 

Depois do anúncio dos resultados provisórios de segunda-feira, o AKP apresentou uma primeira série de apelações às delegações locais do YSK, que abriu o caminho para uma recontagem parcial em vários distritos de Istambul e uma recontagem total em quatro distritos.

A maioria dos votos contados atualmente em Istambul e também em Ancara, onde o AKP também apresentou apelações, foi considerada nula no momento da recontagem de 31 de março.

Em Ancara, o AKP também pediu a recontagem de todos os votos, mas o YSK rejeitou no domingo esta solicitação para 13 dos 25 distritos da capital, informou a agência estatal de notícias Anadolu.





Fonte: O Tempo