São Paulo disputará Liga Ouro de basquete masculino em 2019 · Notícia · Máquina do Esporte


O São Paulo será um dos participantes da Liga Ouro de Basquete em 2019. O clube assinou os contratos necessários com a Liga Nacional de Basquete (LNB) e será uma das oito equipes que disputarão o torneio, que serve como divisão de acesso ao NBB, e terá início em fevereiro. O atual campeão é o Corinthians, que, com o título, assegurou vaga e está disputando a temporada 2018/2019 da principal competição de basquete do país.

Esta não será a primeira vez que o Tricolor paulista terá um time de basquete. O clube, aliás, possui até uma certa tradição no esporte, tendo sido campeão paulista metropolitano de 1943, no masculino, e de 1944, no feminino.

A maior conquista foi o Campeonato Brasileiro feminino de 2002, com um time que contava com Janeth, uma das mais importantes jogadoras da história do basquete nacional e atual integrante do Hall da Fama do esporte.

Leco e Cláudio Mortari no Morumbi (Foto: Igor Amorim / Site (saopaulofc.net))

“Este era um objetivo que tínhamos e vínhamos buscando formas de concretizar, uma vez que temos um histórico na modalidade e nossas categorias de base ainda hoje são extremamente fortes. Queremos utilizar a força da nossa marca para montar uma equipe competitiva e jogar o NBB já na temporada que vem”, afirmou Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, presidente do clube.

“É uma honra imensa ter o São Paulo, um clube referência no futebol e nos esportes olímpicos, na Liga Nacional de Basquete. É mais um clube de camisa entrando para o cenário do basquete brasileiro através da Liga Ouro e demonstrando toda importância da única competição de acesso ao NBB”, disse João Fernando Rossi, presidente da LNB.

O São Paulo mandará seus jogos no ginásio do clube, no Morumbi, e já definiu o técnico da nova equipe. O escolhido foi o experiente Cláudio Mortari, que possui cinco títulos nacionais, dois sul-americanos e ainda conquistou o Campeonato Mundial de 1979 com o Sírio, em uma equipe que contava com Oscar e Marcel, entre outros.

Além do Tricolor paulista, outras sete equipes já estão confirmadas para a disputa da competição: Basquete Blumenau (SC), Campo Mourão Basquete (PR), Cerrado Basquete (DF), Londrina Unicesumar Basketball (PR), Pato Basquete (PR), Rio Claro/Renata (SP) e Unifacisa (PB).

A entrada de clubes que são conhecidos por suas equipes de futebol tem sido bastante comemorada pela LNB, que vê nesse fato uma grande oportunidade de popularizar a modalidade cada vez mais. Atualmente, Botafogo, Corinthians, Flamengo e Vasco também disputam o NBB. 



Fonte: Maquina do Esporte